terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Projetos de Intervenção

Projetos de Intervenção
(Continuação)



E chegou a altura de vos apresentar mais dois projetos desenvolvidos por nós estagiários, eu, Vanda e os meus colegas Flávio e João. Estes inserem se na área da saúde escolar e pretendem ser um instrumento de ação a trabalhar com as crianças.


"O ambiente escolar tem vindo a tornar-se o local onde crianças, jovens e adultos passam a maior parte do seu tempo, aprendendo. É incontestável o papel que este representa no cariz da saúde de todos os que nele vivem. O período escolar anual tem tendência a alargar-se, a escolaridade tem vindo a alongar-se e a educação e formação profissional perduram cada vez no mais tempo. Assim, a escola apresenta um papel fundamental na aquisição de atitudes e conhecimentos relacionados com a promoção da saúde e prevenção da doença"
(Rocha, A., Marques, A., Figueiredo, C., Almeida, C., Batista, I., Almeida,J. ;2011)


Figura1


Sendo a área da saúde escolar muito vasta foi necessário procurar os temas mais incidentes e preocupantes e os quais tivessem relevância intervir. Após uma reunião com a nossa orientadora foi percetível que o tema da higiene corporal e o exercício físico eram duas temáticas que valia a pena investir nas escolas do concelho, para além de estarem inseridos no programa escolar são importante para o desenvolvimento social e físico da criança.



Estes dois temas constituíram o nosso universo de pesquisa, dele surgiram dois projetos:

1 º Projeto “ Passeio pela Saúde Ambiental”

Com este projeto pretende-se percorrer algumas áreas que fazem parte da saúde ambiental, como a água e relaciona-la com a saúde escolar.  Devido as características do público alvo (crianças com 6, 7 anos) foi necessário adequar o meio de transmitir a mensagem. Na unidade curricular de promoção da saúde foi nos dado indicações de como atuar com os diversos públicos e que instrumentos utilizar para uma melhor difusão da mensagem, as quais seguimos.

Depois de pensarmos, resolvemos criar uma história, onde fomos rebuscamos os nossos amigos do dia da alimentação, o Joãozinho e a Ritinha e acrescentamos um novo elemento, o gato Malaquias, e assim trabalhou-se o tema "poupar a água", com um teatro de fantoches.  

Figura 2

 Para trabalhar o tema da higiene corporal resolvemos criar um jogo de palavras cruzadas, ao qual chamamos a “Cruzadinha da Higiene”.
Figura 3


Estas atividades tiveram como propósito a sensibilização para hábitos ecologicos. As  crianças desenvolveram a sua memória, conheceram conceitos de higiene, tal como possibilitou a socialização do grupo. 



Este projeto veio a ter uma sequência, na medida em que implementamos o 2º, ainda centrados no tema da água.


2º Projeto – “No poupar é que esta o banho”

Neste projeto retomamos o tema do poupar água. Como os meninos da escola da Amareleja já tinham uma música, criamos outra, para os meninos da escola da Porta Nova em Moura.

POUPAR A CANTAR                                           

1ª Estrofe
Tenho uma torneira                         
que não para de correr
fica na banheira
já sei o que fazer

2ª Estrofe
Tenho de  fechar
para a água não escorrer
temos de a poupar
porque temos de beber

3ª Estrofe
Quando estou no banho
a por o champô
desliguei a torneira
e a água não pingou

4ª Estrofe
Lavei o corpinho
assim fiquei cheiroso
estou todo limpinho
e de poupar estou orgulhoso

Refrão:
Como é bom poupar
 vamos todos cantar.                                                                             



Para tal dividimos a turma em 4 grupos e cada um aprendeu a cantar uma estrofe. Está atividade proporcionou bem-estar, alegria, espírito de equipa e introduzir conceitos, como diz o refrão:

Como é bom poupar
Vamos todos a cantar”


Para trabalhar a atividade física, resolvemos rebuscar alguns dos jogos tradicionais,   exercícios físicos básicos e  hábitos de higiene. 



Figura 4


                                                                                                                                                                                                                                   

E criamos um jogo.
 "Um passeio pela Saúde Ambiental"







Figura 5








Para jogar dividimos a turma em 3 equipas, cada uma escolheu um peão para se movimentar, no jogo, e a cada lance do dando, consoante a consequência a equipa tinha que realizar a atividade correspondente.



Figura 6

















No final dos projetos realizamos algumas perguntas, em grupo, a todos os meninos e foi possível conhecer a avaliação das iniciativas, esta foi bastante positiva pois os meninos interagiram bastante, contribuíram com sucesso para todas a atividades e conseguiram apreender conceitos.


É gratificante este tipo de intervenções, de promoção da saúde, no âmbito da saúde escolar, pois permite-nos a nos estagiários conceber estratégias para conseguir fazer passar a mensagem, da forma mais original e compreensível. Por vezes conhecemos o tema, sabemos como trabalha-lo, mas não conseguimos saber como o tornar acessível a todos. Na prática é tudo muito mais concebível e trabalhar com crianças é de fato enriquecedor, pois permite não só a eles como a nós aprender algo. Com este tipo de intervenções podemos concluir que o técnico de saúde ambiental é um profissional multifacetado e que se consegue adaptar a todas as áreas.


O tema “poupar água”, foi perpetuado de forma a introduzir nas crianças hábitos ambientais. Como é conhecido,  por todos,  a água é essencial à vida na terra sem está nenhuma espécie vegetal ou animal incluindo o ser humano poderia sobreviver.
Figura 8

De acordo com dados do International Hydrological Programme da UNESCO sobre recursos hídricos, o volume total de água no planeta é calculado em torno de 1,4bilhões km³. Porém, 97,5% dessa água é salgada, e está basicamente nos mares e oceanos. A água doce, que só representa 2,5% do total, está na maior parte nas calotas polares, estando apenas 0,3% desta disponível e de fácil acesso em lagos, rios e lençóis subterrâneos pouco profundos. 

A captação média diária de água em Portugal continental foi de 220 litros por pessoa em 2011, segundo dados de um estudo da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Em Portugal, o Instituto Nacional de Estatística apresenta o seguinte dados em relação a água segura por localização geográfica

Figura 7 - Água segura por localização geográfica


Dados referente ao consumo de Água em Portugal

Mediante todos os fatos torna-se emergente a sensibilização para a poupança da água.

 Em Portugal foram implementadas algumas campanhas de sensibilização, dois exemplos destas:
          
  • Em 2005, o Jornal o Público, publica a notícia da campanha do Ministério do Ambiente alertando os portugueses para os riscos da seca e a importância de poupar água, tendo como principal objetivo sensibilizar a população para a importância da utilização correta de água num país que enfrentava uma situação de seca extrema. «Água. Usando bem, mais gente tem»

  • Em 2011, Sonae Sierra lança uma campanha de sensibilização para poupar água.“Poupar ao Ritmo da Água”, uma campanha para sensibilizar os portugueses a poupar água em casa, principalmente no duche. Os Centros Comerciais da Sonae Sierra criaram uma música com a duração ideal de um duche eficiente, para ajudar a controlar o tempo que se demora a tomar um duche. 
  •  Video da música:

 


Mas não só em Portugal se realizam campanhas de sensibilização também noutros países estas acontecem:
     
  • Na Costa Rica a campanha “EL agua Alza La voz!” , ressalva a importância da água e a necessidade de fazer um consumo responsável da mesma. A campanha foi dirigida a 210 crianças de 7 escolas, com idades entre os 7 e 9 anos. 

  • Na Republica Dominicana a campanha aprender a poupar água “Más agua, Más vida”, abordou a importância da água, a sua economia e seu uso adequado e racional. 


"Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca."
(Provérbio Popular)

Até Breve. 





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