quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Projeto "Lancheira sorriso em Movimento"


Saúde Escolar - Projeto Lancheira Sorriso em Movimento


No primeiro dia, a técnica responsável pelo serviço de saúde pública de Moura ou seja a técnica de saúde ambiental deu-nos a conhecer o Centro de Saúde e todos seus colegas. Entre eles encontrava-se uma das enfermeiras, que tal como a técnica de Saúde Ambiental, também faz parte do projeto “ Lancheira sorriso em Movimento”. Para além destas duas profissionais o projeto conta com outros profissionais de saúde, como a higienista, a nutricionista entre outros. Este projeto já se encontra no segundo ano de intervenção com um vasto leque de participantes. O primeiro dia incluiu uma visita a Escola Básica Integrada da Amareleja no âmbito do projeto“ Lancheira sorriso em Movimento”, no qual podemos visualizar como se procede na prática, uma parte do projeto. Esta atividade consiste no apontamento descritivo, numa grelha criada para o efeito, dos lanches, ou seja a comida e as bebidas,no caso da bebida deve ser verificada a quantidade de lípidos e sacarose. A turma selecionada pertence ao 2º ano do 1º ciclo, no entanto esta turma já colabora no projeto desde o 1º ano, participando sempre ativamente em todas  as atividades.

O que é a Saúde Escolar?

“A Saúde escolar é uma projeto de indiscutível importância, no circuito dos cuidados de saúde primários, não só pelo seu papel na promoção de saúde, na prevenção, resolução ou encaminhamento de problemas detetados, mas também pelo seu contributo para a criação de condições Ambientais e de relação na escola, favorecedoras da saúde e bem estar da população escolarizada e consequentemente do seu sucesso educativo e pessoal. Esta atividade só pode ser implementada de forma integrada e em colaboração com os múltiplos sectores que contribuem para a saúde. “  

Os objetivos do programa Nacional de saúde Escolar:

Promover e proteger a saúde e prevenir a doença na comunidade escolarizada;
Apoiar a inclusão escolar de crianças com necessidades de saúde e educativas especiais;
Promover um ambiente escolar seguro e saudável;
Reforçar os fatores de proteção relacionados com os estilos de vida saudáveis;
Contribuir para o desenvolvimento dos princípios das escolas promotoras da saúde.
Figura 1

Qual o papel do técnico na Saúde Escolar?

Em relação ao papel do técnico de Saúde Ambiental na Unidade de Saúde Pública e no agrupamento de Centros de Saúde, este tem competências a nível do programa Nacional de Saúde Escolar. O TSA integra a equipa de Saúde Escolar, desenvolvendo atividades mas áreas prioritárias definidas no programa, são elas Saúde individual e coletiva, Ambiente escolar e Estilos de vida saudáveis.

Saúde Individual e Coletiva:
 Intervém no planeamento e determinação de medidas de prevenção e corretivas, colaborando na sua implementação, no âmbito das doenças de evicção escolar.

Ambiente escolar:
 Consciencializa a comunidade educativa para a vulnerabilidade das crianças face aos riscos ambientais que constituem as principais ameaças à sua saúde, nomeadamente: poluição atmosférica, saneamento inadequado, ruído, químicos perigosos, radiações e campos eletromagnéticos, entre outros, e as formas de os reduzir;
 Envolve os jovens nos projetos de Educação para o Ambiente e a Saúde;
 Promove a segurança e contribui para prevenir os acidentes: rodoviários, domésticos e de lazer ou de trabalho, quer eles ocorram na escola, no espaço peri escolar ou no espaço de jogo e recreio;
 Monitoriza os acidentes ocorridos na escola e no espaço peri escolar;
 Avalia as condições de Segurança, Higiene e Saúde nos Estabelecimentos de Educação e Ensino, incluindo cantinas, bares e bufetes e espaços de jogo e recreio.

Estilos de Vida Saudáveis:
 Participa na elaboração, execução e implementação de projetos e programas de intervenção nas áreas prioritárias para a promoção de estilos de vida saudáveis, entre outras: ambiente e saúde; promoção da segurança e prevenção de acidentes; educação para o consumo.

Projeto “ Lancheira Sorriso em Movimento”

Este projeto foi criado pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), tem como principal objetivo contribuir para a promoção da literacia em saúde nos domínios alimentar, nutricional e prática de atividade física, capacitando alunos do 1º ciclo, da área de abrangência da ULSBA, para escolhas saudáveis.  

Destina-se a alunos do 1º ano do 1º ciclo dos estabelecimentos de educação e ensino público que iniciaram no ano letivo de 2010/2011. Pretende-se acompanhar esses alunos ao longo do seu percurso escolar no 1º ciclo (desde o 1º ao 4º ano): conhecer os lanches escolares dos alunos, conhecer as brincadeiras/jogos de recreio, Promover o consumo de pão, leite, iogurte e fruta, despromover o consumo de salgados, doces e refrigerantes/chás açucarados e promover brincadeiras de recreio que contribuam para o bem estar cognitivo, afetivo e psicomotor dos alunos.


Figura 2 - Logótipo do projeto Lancheira sorriso em Movimento 


Reunião com a TSA

Após a visita à Escola Básica Integrada da Amareleja, seguiu-se uma reunião com a técnica de saúde ambiental, onde foi possível tomar conhecimento de tudo o que era exequível, as áreas de atuação e os projetos a desenvolver. Sendo que durante a reunião as ideias para desenvolver os projetos foram fluindo entre o grupo e os resultados foram bastante satisfatórios. No final da reunião as expetativas para estágio foram completamente excedidas.   


Até Breve  

Sem comentários:

Enviar um comentário