quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Projeto" Lancheira Sorriso em Movimento "


Lancheira Sorriso em Movimento


No dia 10 de Outubro, nós a TSA e a nutricionista do Centro de saúde de Moura, deslocamo-nos a escola de Barrancos no âmbito do projeto "Lancheira Sorriso em Movimento", este projeto contempla várias atividades que são realizadas em datas calendarizadas. 

Neste dia precedeu-se ao registo das brincadeiras e dos lanches dos miúdos, tal como do IMC (índice de massa corporal). O público alvo constituiu os alunos do 2º ano do 1º ciclo, que já se encontram inseridos no projeto desde o 1º ano. 

É importante a avaliação das brincadeiras das crianças pela emergente necessidade da pratica de exercício físico e socialização.Praticar atividade física é muito importante para a saúde das crianças, pois ela melhora a flexibilidade, a força muscular, fortalece os ossos e as articulações e desenvolve habilidades psicomotoras.

  
Figura 1 - Brincar - saltar à corda


Ao praticarmos atividades físicas, queimamos a gordura que está em excesso no nosso corpo, e ao mesmo tempo melhoramos a nossa pressão arterial. Além disso, com exercícios físicos, o nosso corpo fica mais preparado e consegue combater muitas doenças.
Para as crianças, qualquer atividade física é bem-vinda. Jogar bola, andar de bicicleta, correr, pular à corda, entre várias outras, são atividades físicas que garantem às crianças mais disposição, melhor convívio social, melhor desenvolvimento intelectual e gasto de energia.
Além de praticar atividades físicas, as crianças também se devem alimentar corretamente. Uma boa alimentação inclui muitas verduras, legumes e frutas, tal como se deve evitar consumir muitos alimentos gordurosos, refrigerantes e doces.
Figura - 2 -  Alimentação Saudável

A avaliação do IMC, que significa Índice de Massa Corporal e a qual trata-se de uma medida do nível de gordura de cada pessoa. É uma medida de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).


O método de cálculo do IMC é simples e rápido e permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade. Esta atividade foi desempenhada por nós estagiários, a TSA  juntamente com a nutricionista do centro de saúde de Moura e uma enfermeira do centro de saúde de Barrancos. 

As campanhas contra a obesidade são cada vez dispares e criativas e não se discute este problema apenas em portugal,  apresento- vos uma campanha de sensibilização criada no Brasil. 





"O engajamento da novaS/B na luta contra a obesidade infantil é resultado de pesquisa que antecedeu a criação das peças. Os anúncios destacam rostos de crianças e sobre seus olhos frases de alerta sobre problemas de saúde causados pela obesidade. O objetivo é causar impacto especialmente junto aos pais e educadores para um problema que já atinge 6 milhões de crianças brasileiras."
"Antes da criação das peças, foi realizada pesquisa qualitativa com o público alvo (pais), submetendo à eles diferentes linhas e diferentes abordagens criativas. Não queríamos apenas produzir anúncios bonitos e criativos. Queríamos anúncios que chamassem a atenção para o problema. Por isso, tudo foi avaliado também quando os anúncios foram criados. Desde o impacto das peças publicitárias até o nível de compreensão, relevância do tema e capacidade efetiva de mobilização.
Os anúncios que foram escolhidos e divulgados foram os que mais sobressaíram  
A campanha não se limita aos anúncios. O site www.diganaoaobesidadeinfantil.com.br traz informações, links e dicas importantes para auxiliar os pais a enfrentar o problema.

Em suma é importante que projetos como estes da "Lancheira Sorriso em Movimento", façam parte do universo das nossas crianças e sensibilizem quer os próprios como os encarregados de educação. A participação dos TSA neste âmbito é extremamente enriquecedora visto realizar trabalhos multidisciplinares em parceria e integrar equipas com outros profissionais de saúde. O TSA é dotado de várias competências a nível da saúde escolar que se  podem distinguem pela positiva neste tipo de intervenções.
"Quem convive muito com crianças descobre que nenhuma acção externa sobre elas permanece sem uma acção recíproca." 
Autor: Johann Wolfgang von Goethe
Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário