domingo, 8 de dezembro de 2013

Reflexão Final

Terminou mais uma etapa da minha vida, para poder iniciar outra, porque a vida é uma sucessão de etapas que temos que ir ultrapassando para poder progredir.

O estágio III foi uma etapa que tinha de ser realizada para poder prosperar no meu curso, ao início o medo fez-se sentir, a insegurança era alguma, porque sai da zona de conforto e fui para uma cidade nova, conhecer pessoas novas e principalmente contatar com a nossa realidade profissional podendo passar da teoria à prática.

Com o passar do tempo a insegurança e medo foi diminuindo, muito porque as pessoas vão-se dando a conhecer, as tarefas a realizar vão-se revelando mais fáceis e tudo se torna mais acessível.

Foi uma soma de trabalho e dedicação, de objetivos e oportunidades que penso ter sabido agarrar.

Apesar das palavras que escrevi sobre as atividades que realizei ao longo dos dois meses de estágio, tenho a certeza que nem sempre consegui transmitir as experiências vividas. A realidade, é que nem sempre é possível transcrever em palavras as experiências vividas como estagiária de Saúde Ambiental.

Foi uma enorme aventura pelo mundo da saúde ambiental, tocando em áreas como a segurança alimentar, saúde escolar, vigilância sanitária das águas, entre outras áreas onde o técnico de saúde ambiental desempenha uma importante intervenção em prol da saúde e do bem-estar da população.

Se algum dia as incertezas foram muitas em relação a seguir o curso de Saúde Ambiental, hoje posso dizer que fiz a escolha acertada, pois é nesta família, da Saúde Ambiental, que me sinto realizada e feliz.

Deste estágio levo a melhor experiência de aprendizagem e ótimas recordações de todas as pessoas que tive o privilégio de contactar, queria agradecer a todos os membros do Centro de Saúde de Moura e em especial a equipa da Saúde Escolar.

O sucesso deste estágio deveu-se em parte ao grande apoio dos meus colegas de estágio, Flávio e João Dionísio, com eles vive muitos momentos que ficarão para sempre na minha memoria. Uma grande equipa de trabalho, que fez de cada desafio uma meta atingir. Obrigada.

Quero agradecer a Professora Raquel, que ao longo destes dois meses, nunca deixou de acompanhar e apoiar todos os nossos passos como estagiários. Muito Obrigada por toda a disponibilidade  e apoio que sempre demonstrou para comigo, e pelos ensinamentos que me transmitiu ao longo de todo os anos e no estágio em particular.


Em especial agradeço à nossa Orientadora de Estágio, Dr.ª Ana Mafalda pela disponibilidade, motivação, paciência e interesse mostrado em ajudar a realizar o estágio, sem mais nada receber em troca, a não ser o meu eterno obrigada, e respeito por todo o trabalho que desenvolveu connosco, e a confiança demonstrada ao longo destes dois meses, por ter acreditado nas minhas capacidades para cumprir os objetivos propostos, ajudando assim a ultrapassar quaisquer obstáculos e a desfazer incertezas.

Quero agradecer ao meu amigo Rui Chora, por estar sempre disponível e por ser o grande amigo que é. Muito Obrigada

Por fim quero proferir os meus últimos agradecimentos, as pessoas que estão sempre em primeiro lugar no meu coração, quero agradecer ao meu Marido por ter sido a “mãe” quando não estive presente, por ser  o meu grande apoio, companheiro e amigo, mas principalmente por não me cobrar as minhas ausências. Muito Obrigada.

A minha filha, que é a luz dos meus olhos, o meu grande amor, desculpa não estar presente todos os dias de manhã para te levar a escola. E Muito obrigada pela força que me dás todos os dias em especial quando dizes “ mãe estás triste, a Catarina da um beijinho e abraçinho”. Obrigada Filha.


Muito Obrigada a todos.

Até sempre

Sem comentários:

Enviar um comentário