sexta-feira, 6 de junho de 2014



Reflexão final



“Na nossa vida o fim, bem no fim, não existe, é apenas um lugar, apenas uma etapa, o fim é sempre o começo de algo novo.”

Roger Stankewski

Olá caros leitores!


É com alguma melancolia e saudade que anuncio o término do meu último estágio do Curso de Saúde Ambiental.
O estágio teve lugar na entidade Autoridade Nacional de Proteção Civil, CDOS de Beja, na valência da Sensibilização, Comunicação e Protocolo.  

Quero em primeiro lugar agradecer a todos os meus leitores pela primazia que me concederam.

E mencionar que …

As novas experiências adquiridas na área da sensibilização, auxiliaram a minha construção profissional e consolidaram muitos conhecimentos apreendidos ao longo destes quatro anos de licenciatura. Foi sem dúvida uma experiência gratificante e que voltaria a repetir.

A Sensibilização é uma ferramenta fundamental para a mudança comportamental. Sensibilizar é procurar atingir uma predisposição da população para uma mudança de atitudes.

Durante este percurso deparei - me com algumas dificuldades, como: a grande lacuna a nível da tónica da emergência. Mas nunca foi nada de inultrapassável, pois com muito trabalho, responsabilidade, com encaminhamento, apoio e ajuda dados pela orientadora de estágio, professor da cadeira e os demais profissionais que se cruzaram no meu caminho, todos os obstáculos se suprimiram e os conhecimentos foram consolidados.

Não poderei deixar de referenciar um dos fatores mais influentes, senão o mais influente nesta experiência tão enriquecedora, como foi o facto de encontrar um ambiente acolhedor e profissional dentro da instituição, onde todos os profissionais me acolheram com grande respeito e carinho.

Quero deixar um agradecimento especial à minha orientadora de estágio, Dr.ª Juliana Santos que, através dos seus conhecimentos, da sua dedicação e do tempo que disponibilizou, contribuiu fortemente para que mais esta etapa na minha vida fosse concluída com sucesso.

“Seja qual for o relacionamento que você atraiu para dentro da sua vida, numa determinada época, ele foi aquilo de que você precisava naquele momento.”
Deepak chopra


Visto ser este o último ano e a minha última publicação enquanto aluna do IV Curso de Saúde Ambiental, quero agradecer a todos os meus colegas e amigos pelos momentos que me proporcionaram e pela ajuda que me deram nesta longa caminhada.

Agradeço a todos os professores que lecionaram as cadeiras no curso de Saúde Ambiental mas em especial ao Professor Rogério Nunes, Professor Albino,  Professor António Branco, Professora Raquel e Professora Cidália por todo o apoio e por tudo o que fizeram por mim estes quatros anos.

Por último, mas sempre os primeiros na minha vida, quero agradecer a minha família, pelo apoio e carinho que sempre me deram.
Ao meu marido, por ter sido o pilar da família e pelo grande marido e companheiro que é.
A minha filha, pelo carinho, beijinhos, abracinhos… Gosto muito de ti.

Já há muito que sabia que a Saúde Ambiental foi a escolha certa, passada esta experiência estou segura de que quero ser Técnica de Saúde Ambiental no futuro. 

Obrigada a todos nunca me esquecerei de ninguém!


“O conhecimento é o ato de entender a vida”
Aristóteles










Sem comentários:

Enviar um comentário