segunda-feira, 7 de abril de 2014

Ações de Sensibilização


Emergência – 112



Olá caros leitores.

Só uma população informada pode ter um verdadeiro e indispensável protagonismo num sistema que visa, em última instância, a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.

De uma forma genérica pode-se dizer que cada vez mais, as direções dos estabelecimentos de ensino  e não só estão sensibilizadas para a questão da segurança e para a importância de uma atitude preventiva e de solidariedade. Este tem sido um processo gradativo, já que se trata fundamentalmente de mudar atitudes e interiorizar um novo conceito de segurança participado por toda a comunidade escolar e social.

No entanto é importante sensibilizar toda a comunidade escolar, professores, funcionários, em especial os alunos, que se deve contribuir para evitar acidentes, cada um deve saber exatamente o que fazer em situações de emergência e perceber a utilidade fundamental dos seus gestos. Desta forma se formam adultos mais exigentes e com uma nova atitude de segurança.

“Prevenimos quando criamos as condições para que os acidentes não ocorram, planeamos quando, antecipadamente, fornecemos informação sobre os procedimentos corretos adotar em situações de emergência.” In Plano de Prevenção e Emergência para estabelecimentos de ensino

Na semana que decorreu foram realizadas, com todas as turmas do pré-escolar da Escola Santa Maria, ações de sensibilização, mediante programa do Clube de Proteção Civil, neste contexto foi visualizado e explorado o vídeo do TINONI, que pretende ser um instrumento de informação sobre segurança infantil para os alunos, pais e professores. 

“Aprender sobre segurança nunca é demais, vamos evitar os riscos do dia a dia, seguindo algumas regras muito simples e adotando comportamentos de prevenção.” In Tinoni

Consulte aqui, os conteúdos das temáticas abordadas: 

Figura 1 - Segurança em casa

Figura 2 - Aprender mais

Figura 3 - Segurança em espaços públicos 

Figura 4 - Sismos



Todos os meses a valência onde decorre o estágio, sensibilização, protocolo e comunicação, em dias específicos, agenda atividades com temáticas de segurança, correspondentes aos vídeos apresentados anteriormente, que são exploradas nas escolas, mediante trabalho desenvolvido pelo Clube de Proteção Civil.  

Um desses projeto, já referido em publicações anteriores é o projeto “Emergência – 112”. No que concerne as escolas o procedimento a adotar, em relação ao projeto “Emergência – 112”, estipula-se da seguinte forma - No contexto de sala de aula é trabalhado com os alunos o conteúdo temático, no qual os alunos devem conseguir memorizar o nome, saber marcar o número do 112 e saber a morada completa, este processo de aprendizagem é gradual e diferenciado, visto que a turma contempla crianças com varias faixas etárias. No que requer a parceria com Autoridade Nacional de Proteção Civil, a valência de sensibilização participa com intervenções mensais, onde se trabalham os temas da segurança e se procede a exposição de todo o trabalho desenvolvido pelos crianças nas aulas, insistindo uma vez mais, na exposição de todo o saber que cada miúdo já conseguiu aprender, numa vertente mais descontraída. A cada ação que se realiza é cada vez mais estimulante contemplar a aprendizagem de cada miúdo e como estes gostam de mostrar o que já sabem, como por exemplo quando se pergunta o numero para o qual se deve marcar no caso de uma emergência, todos querem responder, “112”, ou no caso da morada em que os mais pequenos não conseguiram memorizar tudo, mas tentam se fazer ouvir e expor o que já sabem.

Deste modo, a sociedade educativa pretende conferir uma base igualitária de uma cidadania adaptada às sociedades de informação – cabe à educação desenvolver a capacidade de operação com massas de informações, habilidade necessária para a construção da competência evolutiva - a atualização contínua de saberes em um mundo de rápida evolução. Assim: “para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo da vida, serão de algum modo, para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, a fim de agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra os três precedentes." in INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO: os novos cenáriospara o ensino fundamental. 



Um comentário …uma dica


Hoje iremos abordar um assunto muito importante – o número de telefone correspondente as emergências – o 112

É emergente que toda população saiba como proceder perante uma situação de risco e como utilizar corretamente os recursos disponíveis. Neste sentido expõe-se algumas interrogativas, como:

·         Em que circunstancias se deve ligar o 112
·         Como se pode ligar o 112
·         Quando se deve utilizar o 112
·         O que se deve dizer quando se liga para o 112


Em que circunstancias se deve ligar o 112:

Em que circunstancias se pode ligar o 112 - Em qualquer caso de emergência, de Norte a Sul do País

Como se pode ligar o 112:

O número 112 – Número Europeu de Emergência - pode ser ligado através dos telefones das redes fixas e móvel.
A chamada é gratuita e é atendida de imediato pelos centros de emergência que acionam os sistemas médico, policial e de incêndio, consoante a situação verificada.


Quando se deve utilizar o 112:

O Número de Emergência 112 deve ser utilizado, entre outras situações (desacatos, assaltos), nas seguintes:
  • Acidente de viação: todos os casos relacionados com veículos, quer se refiram a peões atropelados, quer a indivíduos transportados nas viaturas sinistradas.
  • Acidentes no trabalho: os variados casos de sinistro individual ou coletivo ocorridos nos locais de trabalho (fábricas, oficinas, obras, escritórios, armazéns, etc.).
  • Acidentes no desporto: os sinistrados resultantes da prática das diversas atividades desportivas, tanto de competição como de recreio.
  • Quedas: quando as suas consequências exijam transporte em ambulância.
  • Doença súbita: os casos dos indivíduos acometidos de doença que aparente exigirem intervenção hospitalar (dor no peito, falta de ar, perda de conhecimento e outras situações de perigo de vida).
  • Agressão: os casos de indivíduos feridos por agressão que exijam tratamento hospitalar.
  • Intoxicações: os casos de envenenamento, acidental ou não, fugas de gás, etc.
  • Afogamento: todos os casos em que o acidente resultou de submersão.
  • Alcoolismo: todos os casos em que, por virtude de intoxicação alcoólica aguda, esteja em perigo a vida do indivíduo.
  • Partos súbitos: os casos de parto iminente.
  • Incêndios urbanos
  • Incêndios florestais: se avistar o início de um incêndio florestal, ligue de imediato (em alternativa pode utilizar, ainda, o 117).


As Centrais de Emergência ativam os meios de socorro adequados de acordo com a sua informação.



O que se deve dizer quando se liga para o 112:

Antes de ligar 112, informe-se sobre os pormenores que a Central tem necessidade de conhecer:
  • ONDE  (local exato da ocorrência): rua, n.º da porta, estrada (sentido ascendente ou descendente), pontos de referência.
  • O QUÊ  (tipo de ocorrência: acidente, incêndio florestal ou outro, parto, doença súbita, intoxicação, etc.).
  • QUEM  (Vítima/doente, número de vítimas, queixas).

A eficácia do socorro depende da sua colaboração.


Em caso de acidente, tente saber e comunique:
Tipo de acidente  (atropelamento, acidente de viação – moto, ligeiro, pesado – queda, etc.).
    • Quem? (número de vítimas, estado das vítimas – consciente, inconsciente, hemorragias, etc.).
    • Complicações  (queda num rio, encarcerado num carro, etc.).
    • Riscos associados  (incêndio, derramamento de substâncias perigosas, etc.).
Em caso de parto, tente saber e comunique:
  • Tempo de gravidez.
  • Se está ou não com contrações  (de quantos em quantos minutos).
  • Se teve algum problema durante a gravidez.
  • Quantos filhos teve?
Em caso de doença súbita, tente saber e comunique:
  • Queixa principal.
  • Há quanto tempo se iniciou.
  • Quais são os sintomas associados?
  • Doenças conhecidas.












O Instituto Nacional de Emergência Médica, (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

O INEM, através do Número Europeu de Emergência - 112, dispõe de vários meios para responder com eficácia, a qualquer hora, a situações de emergência médica que pode consultar no portal da Comissão Europeia 

Encontra-se  também disponível informação sobre o 112 - Número Europeu de Emergência, tal como o seu acesso, promoção e sensibilização do público para a sua correta utilização (boas práticas).


O seu contributo é precioso.
Conto com o seu comentário.


Até Breve.

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