Projetos de Intervenção
(Continuação)
E chegou a altura de vos
apresentar mais dois projetos desenvolvidos por nós estagiários, eu, Vanda e os
meus colegas Flávio e João. Estes inserem
se na área da saúde escolar e pretendem ser um instrumento de ação a trabalhar
com as crianças.
"O ambiente escolar tem
vindo a tornar-se o local onde crianças, jovens e adultos passam a maior parte
do seu tempo, aprendendo. É incontestável o papel que este representa no cariz
da saúde de todos os que nele vivem. O período escolar anual tem tendência a
alargar-se, a escolaridade tem vindo a alongar-se e a educação e formação
profissional perduram cada vez no mais tempo. Assim, a escola apresenta um
papel fundamental na aquisição de atitudes e conhecimentos relacionados com a
promoção da saúde e prevenção da doença".
(Rocha, A., Marques, A., Figueiredo, C., Almeida, C., Batista, I.,
Almeida,J. ;2011)
Figura1 |
Sendo a área da saúde
escolar muito vasta foi necessário procurar os temas mais incidentes e
preocupantes e os quais tivessem relevância intervir. Após uma reunião com a
nossa orientadora foi percetível que o tema da higiene corporal e o exercício
físico eram duas temáticas que valia a pena investir nas escolas do concelho,
para além de estarem inseridos no programa escolar são importante para o
desenvolvimento social e físico da criança.
Estes dois temas
constituíram o nosso universo de pesquisa, dele surgiram dois projetos:
1 º Projeto “ Passeio pela
Saúde Ambiental”
Com este projeto pretende-se
percorrer algumas áreas que fazem parte da saúde ambiental, como a água e relaciona-la com a saúde escolar. Devido as características do público alvo (crianças com 6, 7
anos) foi necessário adequar o meio de transmitir a mensagem. Na unidade curricular de promoção da saúde foi nos dado indicações de como atuar
com os diversos públicos e que instrumentos utilizar para uma melhor difusão da
mensagem, as quais seguimos.
Depois de pensarmos, resolvemos criar uma história, onde fomos rebuscamos os nossos amigos do dia da
alimentação, o Joãozinho e a Ritinha e acrescentamos um novo elemento, o gato Malaquias, e assim trabalhou-se o tema "poupar a água", com um teatro de fantoches.
Figura 2 |
Para trabalhar o tema da higiene corporal
resolvemos criar um jogo de palavras cruzadas, ao qual chamamos a “Cruzadinha da Higiene”.
Figura 3 |
Estas atividades tiveram como propósito a sensibilização para hábitos ecologicos. As crianças desenvolveram a sua memória, conheceram conceitos de higiene, tal como possibilitou a socialização do grupo.
Este projeto veio a ter uma
sequência, na medida em que implementamos o 2º,
ainda centrados no tema da água.
2º Projeto – “No poupar é
que esta o banho”
Neste projeto retomamos o
tema do poupar água. Como os meninos da escola da Amareleja já tinham uma
música, criamos outra, para os meninos da escola da Porta Nova em Moura.
POUPAR A CANTAR
1ª Estrofe
Tenho uma torneira
que não para de correr
fica na banheira
já sei o que fazer
2ª Estrofe
Tenho de fechar
para a água não escorrer
temos de a poupar
porque temos de beber
3ª Estrofe
Quando estou no banho
a por o champô
desliguei a torneira
e a água não pingou
4ª Estrofe
Lavei o corpinho
assim fiquei cheiroso
estou todo limpinho
e de poupar estou orgulhoso
Refrão:
Como é bom poupar
vamos todos
cantar.
Para tal dividimos a turma
em 4 grupos e cada um aprendeu a cantar uma estrofe. Está atividade
proporcionou bem-estar, alegria, espírito de equipa e introduzir conceitos,
como diz o refrão:
“Como é bom
poupar
Vamos todos a cantar”
Para trabalhar a atividade física, resolvemos rebuscar alguns dos jogos tradicionais, exercícios físicos básicos e hábitos de higiene.
Figura 4 |
E criamos um jogo.
"Um passeio pela Saúde Ambiental"
Figura 5 |
Para jogar dividimos
a turma em 3 equipas, cada uma escolheu um peão para se movimentar, no jogo, e a
cada lance do dando, consoante a consequência a equipa tinha que realizar a
atividade correspondente.
Figura 6 |
No final dos projetos realizamos algumas
perguntas, em grupo, a todos os meninos e foi possível conhecer a avaliação das
iniciativas, esta foi bastante positiva pois os meninos interagiram bastante,
contribuíram com sucesso para todas a atividades e conseguiram apreender
conceitos.
É gratificante este tipo de
intervenções, de promoção da saúde, no âmbito da saúde escolar, pois
permite-nos a nos estagiários conceber estratégias para conseguir fazer passar
a mensagem, da forma mais original e compreensível. Por vezes conhecemos o
tema, sabemos como trabalha-lo, mas não conseguimos saber como o tornar
acessível a todos. Na prática é tudo muito mais concebível e trabalhar com
crianças é de fato enriquecedor, pois permite não só a eles como a nós aprender
algo. Com este tipo de intervenções podemos concluir que o técnico de saúde
ambiental é um profissional multifacetado e que se consegue adaptar a todas as
áreas.
O tema “poupar água”, foi
perpetuado de forma a introduzir nas crianças hábitos ambientais. Como é conhecido, por todos, a água é essencial à vida na terra sem está nenhuma espécie vegetal ou animal incluindo o ser humano poderia sobreviver.
Figura 8 |
De
acordo com dados do International Hydrological Programme da UNESCO sobre
recursos hídricos, o volume total de água no planeta é calculado em torno de
1,4bilhões km³. Porém, 97,5% dessa água é salgada, e está basicamente nos mares
e oceanos. A água doce, que só representa 2,5% do total, está na maior parte
nas calotas polares, estando apenas 0,3% desta disponível e de fácil acesso em
lagos, rios e lençóis subterrâneos pouco profundos.
A captação média diária de água em Portugal continental foi de 220
litros por pessoa em 2011, segundo dados de um estudo da Entidade Reguladora
dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Em Portugal, o Instituto Nacional de Estatística apresenta o seguinte dados em relação a água segura por localização geográfica
Figura 7 - Água segura por localização geográfica |
Dados referente ao consumo de Água em Portugal
Mediante todos os fatos torna-se emergente a sensibilização
para a poupança da água.
Em Portugal foram
implementadas algumas campanhas de sensibilização, dois exemplos destas:
- Em 2005, o Jornal o Público, publica a notícia da campanha do Ministério do Ambiente alertando os portugueses para os riscos da seca e a importância de poupar água, tendo como principal objetivo sensibilizar a população para a importância da utilização correta de água num país que enfrentava uma situação de seca extrema. «Água. Usando bem, mais gente tem»
- Em 2011, Sonae Sierra lança uma campanha de sensibilização para poupar água.“Poupar ao Ritmo da Água”, uma campanha para sensibilizar os portugueses a poupar água em casa, principalmente no duche. Os Centros Comerciais da Sonae Sierra criaram uma música com a duração ideal de um duche eficiente, para ajudar a controlar o tempo que se demora a tomar um duche.
- Video da música:
Mas não só em Portugal se realizam campanhas de sensibilização também noutros países estas acontecem:
- Na Costa Rica a campanha “EL agua Alza La voz!” , ressalva a importância da água e a necessidade de fazer um consumo responsável da mesma. A campanha foi dirigida a 210 crianças de 7 escolas, com idades entre os 7 e 9 anos.
- Na Republica Dominicana a campanha aprender a poupar água “Más agua, Más vida”, abordou a importância da água, a sua economia e seu uso adequado e racional.
"Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca."
(Provérbio Popular)
Até Breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário